Line Header
Pordata - Base de Dados Portugal Contemporâneo
Fundação Francisco Manuel dos Santos
PT   EN  |  Actualizações  ACTUALIZAÇÕES
Mobile Menu
Mobile Search
Municípios
Portugal
Europa
Glossário
PUBLICAÇÕES
10 ANOS PORDATA
Academia
Números da Crise
CURSOS ONLINE
Municípios
Portugal
Europa
Glossário
Publicações
10 ANOS PORDATA
Academia
Números da Crise
Cursos Online
Video sobre a Pordata
Actualizações
DESTAQUES
 Mais destaques
Eventos

5º Aniversário da Pordata

19 Fevereiro 2015
Outros Destaques

Por trás de cada estatística existe sempre uma história. Desde 2010, a Pordata já divulgou inúmeras estatísticas e perdeu a conta às histórias que contou. Em 2015, data do quinto aniversário, haverá ainda mais novidades. Tome nota:

Prémio Pordata Inovação

 
 
 
 
 
 
 
Entre 23 de Fevereiro e 23 de Maio estarão abertas as candidaturas ao Prémio Pordata Inovação. A iniciativa premeia indicadores inovadores, baseados em dados publicados na Pordata, que representem uma mais-valia para a compreensão da dinâmica da sociedade.
 

Isto é comigo?

 
 
 
 
 
 
 
O programa Isto é comigo? (rubrica Pordata/RTP) vai decifrar conceitos nem sempre óbvios, mas que são genericamente utilizados no dia-a-dia dos cidadãos como o PIB, a dívida pública, a inflação, entre outros. Começa a 2 de Março na RTP.
 
 
 

Pordata Viva

 
 
 
 
 
 
 
A Pordata vai chegar ao Pavilhão do Conhecimento, com uma exposição inovadora para os mais novos (a partir dos 7 anos): Pordata Viva – o poder dos dados. A ideia é simples: mostrar, através da interacção com o espaço, que as estatísticas são fascinantes. A exposição pode ser visitada de Abril a Dezembro, mas o primeiro módulo – “A beleza dos dados” – é apresentado ao público a 23 de Fevereiro.
 

 

Pordata Kids

 
 
 
 
 
Também para as crianças (dos 8 aos 12 anos) está a ser preparada a Pordata Kids, uma nova área adequada a este público mais jovem. Esta área irá funcionar de forma interactiva e com uma linguagem adaptada, sem contudo perder o rigor e precisão que caracterizam a Pordata. Online a partir de Setembro 2015.

 

 
 
 

Academia Pordata

 

 


A área de formação terá um upgrade, passando a chamar-se Academia Pordata. O novo nome vem acompanhado de uma nova valência sobre literacia estatística onde serão dadas respostas a dúvidas frequentes como: O que é um rácio? Qual a diferença entre recenseamento e sondagem? Como se lê um número índice? A formação destina-se a difusores de estatísticas, como jornalistas.

 

 

 


Finalmente, e para além de mais dados actualizados, a Pordata vai ter novos temas e indicadores. São disso exemplo, o Turismo na base dos Municípios e a nova arrumação dos temas Contas Nacionais e Contas do Estado para Macroeconomia e Contas Públicas, potenciando novos ângulos de análise.

 

 

Base de Dados
Tema
Sub-tema
Quadro
Indicadores
Utilizar todos os indicadores
Anos
Filtro: 
 
Selecionados :
Total de Dados(912/20.000)