Publicações
Um Guia sobre Estatísticas
12 Janeiro 2017
A sua notícia baseia-se em dados estatísticos?
Então leia este livro.
A FFMS, através da Pordata, acaba de editar um livro prático, de fácil leitura e útil para quem lida com estatísticas no dia-a-dia.
Escrever sobre estatísticas não é escrever sobre matemática. É interrogar os números e contar histórias alicerçadas em factos sobre a sociedade em que vivemos. Os números estatísticos precisam de ser compreendidos. De outro modo, são apenas uma sucessão inerte de algarismos e uma potencial fonte de equívocos.
O livro é um manual de consulta rápida, para quando surge uma dúvida, mas também se presta a uma leitura mais alongada. Inclui definições de conceitos, exemplos práticos, alertas sobre situações a evitar e exemplos úteis para o cálculo de indicadores estatísticos.
Com 22 entradas, este guia começa por estimular o espírito crítico próprio do jornalismo, pois as estatísticas devem ser interrogadas, entrevistadas. Segue-se o que se poderia chamar “bagagem obrigatória” para quem vai fazer notícias a partir de dados estatísticos. Nessa mala imaginária estão cinco competências que facilitam a viagem pelo mundo da comunicação dos números: calcular percentagens, fazer arredondamentos, utilizar regras de três simples, construir gráficos e escrever de forma acessível. Os capítulos seguintes inspiram-se nas cinco perguntas a que uma notícia deve, por norma, responder: o quê, quando, como, onde e porquê? – substituindo-se o “porquê” por “quanto”. Aqui, apresentam-se inúmeros tópicos estatísticos, como taxas, rácios, proporções, taxas de variação, números-índice, índices, médias, metainformação, e muito mais.
Ver e-book Download PDF
Boa leitura e boas estatísticas!
Sobre os autores:
Ricardo Garcia| Jornalista desde 1988 nas áreas do ambiente, ciência e jornalismo de dados. Autor de Sobre a Terra, um guia ambiental, e Nós no Mundo, sobre a sustentabilidade.
Maria João Valente Rosa| Doutorada em Sociologia. Professora universitária da FCSH/UNL. Dirige, desde 2009, a Pordata. É membro do Conselho Superior de Estatística e do Comité Consultivo Estatístico Europeu (ESAC).
Luísa Barbosa| Socióloga, colaboradora da Pordata desde a sua criação, em 2009, e coordenadora de projeto de investigação sobre exibição alternativa de cinema.