Pordata - Base de Dados Portugal Contemporâneo
Fundação Francisco Manuel dos Santos
PT   EN  |    Área Pessoal
Pordata - Início
Municípios
Portugal
Europa
Aprofundar Dados
Glossário
Retratos
Destaques
Academia
CURSOS ONLINE
Municípios
Portugal
Europa
Glossário
Retratos
Destaques
Academia
Cursos Online
Video sobre a Pordata
DESTAQUES
 Mais destaques
Eventos
5º Aniversário da Pordata
19 Fevereiro 2015
Outros Destaques

Por trás de cada estatística existe sempre uma história. Desde 2010, a Pordata já divulgou inúmeras estatísticas e perdeu a conta às histórias que contou. Em 2015, data do quinto aniversário, haverá ainda mais novidades. Tome nota:

Prémio Pordata Inovação

 
 
 
 
 
 
 
Entre 23 de Fevereiro e 23 de Maio estarão abertas as candidaturas ao Prémio Pordata Inovação. A iniciativa premeia indicadores inovadores, baseados em dados publicados na Pordata, que representem uma mais-valia para a compreensão da dinâmica da sociedade.
 

Isto é comigo?

 
 
 
 
 
 
 
O programa Isto é comigo? (rubrica Pordata/RTP) vai decifrar conceitos nem sempre óbvios, mas que são genericamente utilizados no dia-a-dia dos cidadãos como o PIB, a dívida pública, a inflação, entre outros. Começa a 2 de Março na RTP.
 
 
 

Pordata Viva

 
 
 
 
 
 
 
A Pordata vai chegar ao Pavilhão do Conhecimento, com uma exposição inovadora para os mais novos (a partir dos 7 anos): Pordata Viva – o poder dos dados. A ideia é simples: mostrar, através da interacção com o espaço, que as estatísticas são fascinantes. A exposição pode ser visitada de Abril a Dezembro, mas o primeiro módulo – “A beleza dos dados” – é apresentado ao público a 23 de Fevereiro.
 

 

Pordata Kids

 
 
 
 
 
Também para as crianças (dos 8 aos 12 anos) está a ser preparada a Pordata Kids, uma nova área adequada a este público mais jovem. Esta área irá funcionar de forma interactiva e com uma linguagem adaptada, sem contudo perder o rigor e precisão que caracterizam a Pordata. Online a partir de Setembro 2015.

 

 
 
 

Academia Pordata

 

 


A área de formação terá um upgrade, passando a chamar-se Academia Pordata. O novo nome vem acompanhado de uma nova valência sobre literacia estatística onde serão dadas respostas a dúvidas frequentes como: O que é um rácio? Qual a diferença entre recenseamento e sondagem? Como se lê um número índice? A formação destina-se a difusores de estatísticas, como jornalistas.

 

 

 


Finalmente, e para além de mais dados actualizados, a Pordata vai ter novos temas e indicadores. São disso exemplo, o Turismo na base dos Municípios e a nova arrumação dos temas Contas Nacionais e Contas do Estado para Macroeconomia e Contas Públicas, potenciando novos ângulos de análise.

 

 

Partilhar
Base de Dados
Tema
Sub-tema
Quadro
Indicadores
Utilizar todos os indicadores
Anos
Filtro: 
 
Selecionados :
Total de Dados(836/20.000)