Imprensa | Pordata
Fundação Francisco Manuel dos Santos
PT  |  EN
Pordata - Estatísticas sobre Portugal e Europa
Mobile Menu
Estatísticas
Portugal
Municípios
Europa
PUBLICAÇÕES
Infografias
Vídeos
Livros
Retratos
Ver Todas
Quadros Resumo
Portugal
Municípios
Europa
Simuladores  
Inflação
IMI
CENSOS 2021
Cinco Décadas de Democracia

Área de Imprensa

Comunicados à Imprensa

18 de dezembro de 2023: Dia Internacional dos Migrantes
Quem é a população estrangeira a viver em Portugal? Qual a sua caracterização sócio-demográfica? Como são as suas condições de trabalho e de vida? Qual o perfil dos emigrantes e dos imigrantes em Portugal? Explore as respostas a estas perguntas neste retrato do Dia Internacional dos Migrantes.
20 de Novembro de 2023: Dia Universal dos Direitos da Criança
A propósito do Dia Universal dos Direitos da Criança, a Pordata reúne um conjunto de dados sobre as crianças e jovens, com menos de 15 anos, a residir em Portugal. O retrato debruça-se sobre a evolução do número de crianças e jovens; os tipos de famílias onde vivem; os seus percursos escolares e a sua exposição à pobreza.
17 de outubro de 2023: Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza
No Dia internacional para a Erradicação da Pobreza, a Pordata reúne um conjunto de dados sobre a pobreza e os impactos da inflação na vida dos portugueses. Quantas pessoas estão em situação de pobreza? Quanto ganham os portugueses? Como gastam esse rendimento? Qual o impacto da inflação no poder de compra das famílias? E quanto têm aumentado os preços das casas e das rendas? Estas são algumas das perguntas a que este retrato procura responder.
24 de setembro: Eleições para a Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira
No âmbito das eleições para a Assembleia Legislativa, a 24 de setembro, a Pordata, base de dados estatísticos da Fundação Francisco Manuel dos Santos, divulga um retrato da região, reunindo dados da participação eleitoral, economia,  educação, emprego e da demografia da região. Como tem sido a participação eleitoral na Madeira? Que setores económicos geram mais riqueza? Qual o impacto do turismo na Região? Estas são algumas das questões que este retrato procura explorar.
31 de julho: Retrato dos Jovens
No âmbito das Jornadas Mundiais da Juventude, a Pordata - a base de dados estatísticos da Fundação Francisco Manuel dos Santos - faz um retrato sobre os jovens portugueses entre os 15 e os 24 anos. Quão qualificados são os jovens no nosso país? Como é o seu acesso à habitação e ao emprego? Que tipo de vínculo laboral têm, que salários auferem? Quais os seus hábitos de saúde? Que uso fazem da tecnologia? Descubra as respostas neste retrato sobre os jovens em Portugal.
11 de julho de 2023: Dia da População
No dia da População, a Pordata - a base de dados estatísticos da Fundação Francisco Manuel dos Santos - faz um retrato da geração com 65 e mais anos, analisando questões como a esperança média de vida e estado de saúde, o trabalho e rendimentos, a escolaridade, as condições e a satisfação com a vida dos idosos em Portugal.
5 de Junho de 2023: Dia do Ambiente
No Dia Mundial do Ambiente, a Pordata, a base de dados estatísticos da Fundação Francisco Manuel dos Santos, em articulação com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), reúne uma série de dados com o objetivo de demonstrar a posição e a evolução de Portugal em diversas questões ambientais, tais como as emissões de gases com efeito de estufa, o consumo e as fontes de energia, a evolução da temperatura e da precipitação, a qualidade da água ou a produção de resíduos.
1 de maio de 2023: Dia do Trabalhador
Quais são as profissões com mais trabalhadores e as que mais cresceram e diminuíram na última década? Quais são as profissões mais bem pagas e as menos? Onde se verifica o maior gap salarial entre homens e mulheres? Quais os setores que pagam mais e quais os que pagam menos? Explore as respostas neste retrato realizado para assinalar o dia do Trabalhador.
10 de março de 2023: Retrato dos Açores
A propósito do lançamento do livro «Jénifer, ou a princesa da França – as ilhas (realmente) desconhecidas», de Joel Neto, que integra a coleção de Retratos da Fundação, e do debate “Açores: Que Futuro?”, com exibição na RTP Açores, a Pordata divulga uma atualização do Retrato dos Açores. Nesta nova edição pode encontrar um conjunto de indicadores estatísticos sobre o arquipélago, com informação sobre as ilhas e seus municípios.
18 de janeiro de 2023: Censos 2021
Após a divulgação dos resultados definitivos dos Censos 2021, pelo INE, a Pordata acrescentou o tema Censos às bases de dados de Portugal e Municípios e criou uma nova área totalmente dedicada aos resultados censitários. Neste comunicado, encontra dicas de utilização e a informação disponível no site: desde conteúdos temáticos, indicadores e  quadros resumo!