Fundação Francisco Manuel dos Santos
PT  |  EN
Pordata - Estatísticas sobre Portugal e Europa
Mobile Menu
Dados Estatísticos
Portugal
Municípios
Europa
PUBLICAÇÕES
Infografias
Vídeos
Quiz
Livros
Retratos
Ver Todas
Glossário
Quadros Resumo
Portugal
Municípios
Europa
Pordata em 10 passos

Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável

Para transformar o Mundo em nome dos Povos e do Planeta

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável foi adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em setembro de 2015 (resolução A/RES/70/1), e define um conjunto de 17 objetivos – os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - e de metas a ser alcançadas, por todos os países, até 2030. Os 17 ODS abordam três grandes dimensões do desenvolvimento sustentável - social, económica e ambiental – e constituem um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade de forma a promover a paz, a sustentabilidade ambiental, a justiça e a igualdade.
A Agenda 2030 procura erradicar todas as formas de pobreza, combater desigualdades e as alterações climáticas, garantindo que ninguém fica pelo caminho.
A União Europeia (UE), em coordenação com os seus Estados Membros, procura apoiar a implementação da Agenda 2030 e lutar para o futuro sustentável para todos. A lista de indicadores ODS da UE está alinhada, de forma adequada, com a lista de indicadores globais da ONU, mas não é exatamente idêntica. Isto permite uma concentração na monitorização das políticas da UE e nos fenómenos especialmente relevantes no contexto europeu.

Clique num dos objetivos abaixo para saber mais.