Fundação Francisco Manuel dos Santos
PT  |  EN
Pordata - Estatísticas sobre Portugal e Europa
Mobile Menu
Dados Estatísticos
Portugal
Municípios
Europa
PUBLICAÇÕES
Infografias
Quiz
Vídeos
Livros
Retratos
Ver Todas
Quadros Resumo
Portugal
Municípios
Europa
Simuladores  
Inflação 2022
Inflação
IMI
Pordata em 10 passos

FFMS

 

A Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) foi criada em 2009 por Alexandre Soares dos Santos e família, descendentes de Francisco Manuel dos Santos, a cuja memória é dedicada.

 

Guiada por critérios de isenção, independência e rigor, a Fundação tem objectivos muito precisos: promover o estudo, o conhecimento, a informação e o debate público, procurando desta forma contribuir para o desenvolvimento da sociedade, o reforço dos direitos dos cidadãos e a melhoria das instituições públicas.

 

De acordo com os seus estatutos, “Carta de Princípios” e a vontade do fundador, a Fundação entende que o progresso das sociedades depende da participação dos cidadãos em todas as questões que lhes dizem respeito e lhes interessam. Ora, essa participação e debate estão condicionados pelo conhecimento dos factos e pela posse das informações relevantes. Na verdade, o debate público criativo é o que se faz, sem obstáculos, entre pessoas livres e com opiniões informadas.

 

PORDATA foi o primeiro contributo da FFMS para esse debate público. As informações divulgadas são todas provenientes de fontes oficiais e certificadas. O esforço da Fundação consiste em recolher e organizar a informação disponível, tornando-a mais clara e acessível a toda a população.

Presta-se assim um serviço público, sem qualquer custo para o utilizador.

 

A direcção deste projecto foi confiada a Maria João Valente Rosa entre Junho de 2009 e Fevereiro de 2019. A partir de Janeiro de 2020, passou a estar a cargo de Luísa Loura.

 

Todas as críticas, correcções e sugestões sobre este projecto serão bem-vindas.